Santuário RPG Maker - Sapphire Action System IV - ABS com passo por pixel e partículas

Autor Sapphire Action System IV - ABS com passo por pixel e partículas  (Lida 13377 vezes)

pablobionn

• *
  • Especialidade: Nenhuma
  • Maker: Nenhum Específico

• Contato
    • Ver Perfil
    • http://twitter.com/pablo_bion
Re: Sapphire Action System IV - ABS com passo por pixel e partículas
« Resposta #90 : 13 de Março de 2012, 22:12 »
Bom preciso de ajudas !!!!!!! com o sas

1° como eu crio habilidade de cura ? que funcione com a tecla "s"

2° porque que se eu coloco um iconset um pouco maior da lag quando troca de habilidade ??

QUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Incendiário

• *
  • Especialidade: Eventos

• Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #91 : 14 de Março de 2012, 11:42 »
Deste mesmo jeito eu testei, não dá nem um erro, e eu testei a DEMO muitas, muitas vezes, fiz muitos testes em todas as partes, todos os cenários, mudei characters, adicionei habilidades, monstros, mudei coisas, blabla, e nenhum erro apareceu.

Eu também testei a demo de todas as formas, e foi justamente por isso que encontrei esse bug. Foi o único bug que encontrei.

Editado:

Teste de outra forma:

Lance uma magia e salve o game enquanto ela ainda estiver "no ar". Então aperte F12 e carregue o jogo. Vai dar o erro quando o mapa abrir.
« Última modificação: 14 de Março de 2012, 12:21 por incendiario »
[Khas]

• *
  • The Awesome
  • Especialidade: Scripts
  • Maker: RPG Maker VX Ace
  • Prêmios
    Prêmio concedido aos vencedores do Concurso Semanal de RGSS

Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #92 : 14 de Março de 2012, 12:57 »
Ei vocês aí.
Dá pra parar de discutir?
Não quero moderador trancando isso por discussão.

@incendiario
Esse erro aí que tu falaste, só acontece depois de apertar F12?
Ou sem apertar o F12 isso já acontece?

Eu, Khas Arcthunder, o criador da demo e blablabla afirmo e reafirmo que o Sapphire Action System IV não tem bugs. O que está acontecendo então? O problema é com esse maldito F12 do RPG Maker. Ele costuma dar erro em vários scripts, tinha até um fix para o RPG Maker VX.

É a seguinte linha que da erro:

Código: [Selecionar]
    self.bitmap = Sapphire_Bitcore[@key]
O SAS IV é baseado em partículas, e para melhor desempenho, há um sistema que carrega as imagens no início do jogo. Assim, menos processamento é gasto. Porém, o F12 apaga essas imagens pré carregadas, e então ocorre o erro.

Se por algum absurdo você achar um bug REALMENTE importante sem ser o F12, copie a linha com o codigo e o numero que da erro e então será um prazer ajudar.

@pablobionn
Ei cara, ninguém aqui precisa ler esse tipo de letra absurdamente grande.
Pergunte, mas tenha maneiras né.
1. Impossível.
2. Porque o sistema corta a imagem do iconset, ou seja, quando este for grande, vai dar lag.
Isso acontece com qualquer ABS que usa icons, então manere na escolha do iconset.

Eu agradeço MUITO a todos que tentaram ajudar e que gostaram do script.
Mas a minha paciência com pessoas que vem enxer o tópico achando que descobriram bugs tem limite.

pablobionn

• *

• Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #93 : 14 de Março de 2012, 13:31 »
khas como eu crio habilidade de cura [ para curar o heroi ] que funcione com a tecla "s" ? [ você não me respondeu antes D: ]

2° tem como tirar o icon do icon set ali do sistema de habilidades [ exemplo : só ficar o nome da magia sem o icon ] para ver se nao da lag ?

[Khas]

• *
  • The Awesome
  • Prêmios

Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #94 : 14 de Março de 2012, 15:25 »
Respondi sim, isso não é possível no meu ABS.
Estude RGSS3 para fazer isso.

No caso do icon, copie esse script depois do script da HUD:

class Sapphire_Hud
    def refresh_base
    return if @hidden
    @base.bitmap.clear
    @actor = $game_party.members[0]
    skill = $game_player.current_skill[0]
    @base.bitmap.draw_text(Name_X, Name_Y,100,Font_Size+4,@actor.name)
    @base.bitmap.draw_text(Level_X, Level_Y,64,Font_Size+4,Level_String+@actor.level.to_s,1)
  end
end

Incendiário

• *

• Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #95 : 14 de Março de 2012, 15:40 »
Ei vocês aí.
Dá pra parar de discutir?
Não quero moderador trancando isso por discussão.

Olá Khas,

Primeiramente, parabéns pelo script. É um dos melhores que já vi para RPG Maker.

Não há porque o moderador trancar o tópico, pois as "discussões" aqui são para resolver dificuldades que alguns estão enfrentando. O fórum é para isso mesmo.

Estou aqui pedindo suporte porque estou usando o script no meu novo projeto, que inclusive já está sendo distribuído na versão de demonstração, contendo a primeira "fase". Se quiser conferir:

http://www.internautascristaos.blogspot.com/2012/03/novo-jogo-protetores-da-cidade-de-alma.html

Eu estou usando a versão 4.1 que você disponibilizou em seu blog. Vi que outras pessoas reportaram o mesmo erro. Tentei comentar lá, mas o sistema de comentários estava desativado. Então postei o problema aqui.

O bug ocorre principalmente na primeira vez que se usa uma habilidade. Mas apenas algumas vezes, não sempre. Geralmente, se selecionarmos a habilidade e atirarmos imediatamente, o erro aparece. Mas isso não é uma regra. Já houve vezes que demorei para atirar e o erro ocorreu.

Eu coloquei aí algumas formas de testar pra conferir o bug na própria demo que você disponibilizou. Isso para não dizerem que o bug é apenas no meu projeto, ou incompatibilidade com algum script.

1) Lance uma magia e salve o game enquanto ela ainda estiver "no ar". Então aperte F12 e carregue o jogo. Vai dar o erro quando o mapa abrir.

2) Salve o game no mapa onde tem as estátuas lançando fogo. Então aperte F12 para reiniciar e carregue o jogo nesse ponto. No momento que o mapa abrir vai dar o mesmo erro.

3) Mate os bichos e salve a garota que está pegando fogo. Então, aperte D para selecionar a habilidade e imediatamente aperte S para atirar. Em 90% das vezes vai dar o erro. Se você esperar um pouco antes de atirar, ou movimentar o char, o erro provavelmente não ocorrerá.

Nos casos 1 e 2, realmente o F12 é o problema. Agora que você falou eu fiz vários testes e constatei o fato. Ok. Dúvida respondida.

Porém, no caso 3, o bug ocorre sem usar o F12. Mesmo na primeira jogada o problema pode ocorrer. Faça vários testes e verá. Se não ocorrer contigo de forma nenhuma, então por favor me informe, pois preciso encontrar outra solução.

Não tome isso como uma crítica, mas como um pedido de ajuda de um admirador do seu trabalho e usuário do seu script. Estou assistindo as aulas que você está postando, e estão me ajudando bastante. Mas ainda não cheguei ao nível de poder entender e resolver um problema como esse. Por isso, se puder me ajudar, eu agradeço.

Abraço.
« Última modificação: 14 de Março de 2012, 15:41 por incendiario »
pablobionn

• *

• Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #96 : 14 de Março de 2012, 15:45 »
Respondi sim, isso não é possível no meu ABS.
Estude RGSS3 para fazer isso.

No caso do icon, copie esse script depois do script da HUD:

class Sapphire_Hud
    def refresh_base
    return if @hidden
    @base.bitmap.clear
    @base.bitmap.draw_text(Level_X, Level_Y,64,Font_Size+4,Level_String+@actor.level.to_s,1)
  end
end

cara esse script tira o nome e o icon do sistema da habilidade tem como só tirar o icon ?

[Khas]

• *
  • The Awesome
  • Prêmios

Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #97 : 14 de Março de 2012, 16:25 »
@pablobionn
class Sapphire_Hud
    def refresh_base
    return if @hidden
    @base.bitmap.clear
    @base.bitmap.draw_text(Spell_X,Spell_Y,68,Font_Size+4,skill.name) unless skill.nil?
  end
end

@incendiario
Pode por favor postar a linha que da erro? O número da linha, o conteúdo da linha, e as linhas envolta da linha. Assim:
"Erro na linha 65: self.contents.draw_name"
Código da linha:
linha 63
linha 64
linha 65
linha 66
linha 67

Eu peço paciência de vocês, pois eu sou um só e não tenho como fazer tudo tão rápido. Eu já testei muitas vezes isso, e não ocorreu nenhum bug. Uma vez postado o erro, aguardem que eu darei resposta.

Para procurar resolver o que está acontecendo, por favor, poste as linhas que eu pedi. E se puder, o modelo e clock do processador da sua máquina.

Desculpe pela rigidez das respostas, acabo me estressando com tanta coisa assim.

pablobionn

• *

• Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #98 : 14 de Março de 2012, 16:49 »
khas muito obrigado  :SRM 75: por enquanto minhas duvidas acabaram :SRM 59:

Off-Topic:
com esse seu sistema tão fantastico poderia ganhar até dinheiro em cima dele  :SRM 24:

Incendiário

• *

• Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #99 : 14 de Março de 2012, 19:31 »
Eu peço paciência de vocês, pois eu sou um só e não tenho como fazer tudo tão rápido. Eu já testei muitas vezes isso, e não ocorreu nenhum bug. Uma vez postado o erro, aguardem que eu darei resposta.

Para procurar resolver o que está acontecendo, por favor, poste as linhas que eu pedi. E se puder, o modelo e clock do processador da sua máquina.

Desculpe pela rigidez das respostas, acabo me estressando com tanta coisa assim.

Tranquilo, guerreiro. Eu sei que você está desenvolvendo um monte de coisas maneiras. Não perca o foco. Você não tem obrigação de resolver nossos problemas. Por isso mesmo postei minha dúvida aqui, de repente outra pessoa podia ter resolvido.

E falando no "bug", depois do que você falou sobre o F12, fiz dezenas de testes e constatei que o problema de fato é esse em todos os casos. Baixei novamente o projeto no teu blog e testei pelo menos umas 40 vezes, e o problema só ocorria quando o jogo havia sido reiniciado via F12. De outras formas, tudo funcionava corretamente.

Então, dúvida respondida. Desculpe o meu equívoco de achar que o bug era do SAS, o incômodo que causei e obrigado pela atenção.

Pelo menos isso pode servir para tirar a dúvida de quem estiver passando pelo mesmo problema.

Fica aí a sugestão para você ou outro scripter tentar encontrar uma solução para esses problemas com o F12. Quem sabe, quando eu terminar de assistir as tuas aulas, eu consiga entrar pro time. ^^

Falou!
[Khas]

• *
  • The Awesome
  • Prêmios

Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #100 : 14 de Março de 2012, 20:45 »
@incendiario
Eu acabo me chateando as vezes com usuários porque eu criei um documento inteiro explicando tudo sobre o SAS IV, além da demo. Muitas vezes é erro por falta de leitura, ou pura preguiça. Isso é pra chatear qualquer scripter que capricha no trabalho. Mas você parece ter lido tudo e realmente estava interessado, então erro meu, desculpe.

Eu dei uma olhada meio que por cima, o F12 parece ser interno ao RPG Maker. Vou ver se dou uma olhada mais a fundo, mas não posso garantir nada. Eu nunca uso o F12, então acaba não me fazendo falta rs

Mas enfim, obrigado pelos elogios e boa sorte com seu projeto.
Abraço!

MarikMoon

• *

• Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #101 : 15 de Março de 2012, 16:34 »
Uma sugestão:

Não teria como fazer ligação das magias para os Eventos Comuns? Iria ajudar muito, um Maker criativo poderia fazer habilidades muito variadas e de diversos tipos (Exemplo: Cura, Invocação,Transformação,Teleportação,Status no Player,Habilidades de movimentação ["Rolar", recuar para trás, avançar rapidamente para X direção, aumentar/diminuir velocidade], entre milhares de outros Efeitos, que podem ser gráficos ou haver com a jogabilidade, podendo até ser usar uma função de outro Script

Eu conseguia fazer muitas habilidades legais do tipo com o Vampyr dessa forma (Não exatamente todas, porque justamente dava merda na hora de colocar pra esperar frames ), seu Script iria dar uma bela evoluída em termos de gameplay se conseguisse isto, podendo ser realmente um ótimo ABS de 1 personagem. Mas faça o que estiver dentro de sua capacidade, claro.
Incendiário

• *

• Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #102 : 16 de Março de 2012, 16:47 »
@incendiario
Eu acabo me chateando as vezes com usuários porque eu criei um documento inteiro explicando tudo sobre o SAS IV, além da demo. Muitas vezes é erro por falta de leitura, ou pura preguiça. Isso é pra chatear qualquer scripter que capricha no trabalho. Mas você parece ter lido tudo e realmente estava interessado, então erro meu, desculpe.

Eu dei uma olhada meio que por cima, o F12 parece ser interno ao RPG Maker. Vou ver se dou uma olhada mais a fundo, mas não posso garantir nada. Eu nunca uso o F12, então acaba não me fazendo falta rs

Mas enfim, obrigado pelos elogios e boa sorte com seu projeto.
Abraço!

Não li todo o material, mas li a maior parte, e estou sempre consultando.

É muito completo. Responde praticamente todas as dúvidas.

Abraço!

Fatality

• *
  • Im Losing My F***in' Mind!!!

• Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #103 : 17 de Março de 2012, 11:03 »
@Fatality
Nha, a HUD só funciona em conjunto com o ABS.
Isso acontece porque é integrada, com comandos especiais.

Ok,Valeu pela informação :SRM 4:
Valew Nandinh!
Ummm,Meu Fã???
Então Use:

pablobionn

• *

• Contato
    • Ver Perfil
« Resposta #104 : 22 de Março de 2012, 15:59 »
Khas , você deixa alguem fazer uma hud para os monstros ? tipo você autoriza , tem gente lá no centro rpg querendo realmente me ajudar com essa hud que eu queria tanto, mais eles pediram a a sua autorização primeiro , e ai ? você deixa ?
[/color]