Ei vocês aí.
Dá pra parar de discutir?
Não quero moderador trancando isso por discussão.
Olá Khas,
Primeiramente, parabéns pelo script. É um dos melhores que já vi para RPG Maker.
Não há porque o moderador trancar o tópico, pois as "discussões" aqui são para resolver dificuldades que alguns estão enfrentando. O fórum é para isso mesmo.
Estou aqui pedindo suporte porque estou usando o script no meu novo projeto, que inclusive já está sendo distribuído na versão de demonstração, contendo a primeira "fase". Se quiser conferir:
http://www.internautascristaos.blogspot.com/2012/03/novo-jogo-protetores-da-cidade-de-alma.htmlEu estou usando a versão 4.1 que você disponibilizou em seu blog. Vi que outras pessoas reportaram o mesmo erro. Tentei comentar lá, mas o sistema de comentários estava desativado. Então postei o problema aqui.
O bug ocorre principalmente na primeira vez que se usa uma habilidade. Mas apenas algumas vezes, não sempre. Geralmente, se selecionarmos a habilidade e atirarmos imediatamente, o erro aparece. Mas isso não é uma regra. Já houve vezes que demorei para atirar e o erro ocorreu.
Eu coloquei aí algumas formas de testar pra conferir o bug na própria demo que você disponibilizou. Isso para não dizerem que o bug é apenas no meu projeto, ou incompatibilidade com algum script.
1) Lance uma magia e salve o game enquanto ela ainda estiver "no ar". Então aperte F12 e carregue o jogo. Vai dar o erro quando o mapa abrir.
2) Salve o game no mapa onde tem as estátuas lançando fogo. Então aperte F12 para reiniciar e carregue o jogo nesse ponto. No momento que o mapa abrir vai dar o mesmo erro.
3) Mate os bichos e salve a garota que está pegando fogo. Então, aperte D para selecionar a habilidade e imediatamente aperte S para atirar. Em 90% das vezes vai dar o erro. Se você esperar um pouco antes de atirar, ou movimentar o char, o erro provavelmente não ocorrerá.
Nos casos 1 e 2, realmente o F12 é o problema. Agora que você falou eu fiz vários testes e constatei o fato. Ok. Dúvida respondida.
Porém, no caso 3, o bug ocorre sem usar o F12. Mesmo na primeira jogada o problema pode ocorrer. Faça vários testes e verá. Se não ocorrer contigo de forma nenhuma, então por favor me informe, pois preciso encontrar outra solução.
Não tome isso como uma crítica, mas como um pedido de ajuda de um admirador do seu trabalho e usuário do seu script. Estou assistindo as aulas que você está postando, e estão me ajudando bastante. Mas ainda não cheguei ao nível de poder entender e resolver um problema como esse. Por isso, se puder me ajudar, eu agradeço.
Abraço.